quarta-feira, 10 de junho de 2015

"Parte 2: Imagens e Interpretações artistas sobre Integralismo presente no Arquivo Público do Paraná"

Na última postagem comentei sobre as imagens enviada por um leitor do acervo do Arquivo Público do Paraná - PR. Gostaria de aproveitar a oportunidade que o blog Populista dispõe para compartilhar com os leitores mais uma dessas incríveis ilustrações, que chama a atenção pela qualidade artística do autor que infelizmente não foi publicada em nenhum periódico da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), estando presente de forma avulsa nos arquivos sobre Integralismo da entidade estadual. 

O desenho de autoria de Ubirajara, produzido em 1937 na cidade de Curitiba-PR, trata-se de um camisa-verde estilizado, com o nome Theophilo de Oliveira no lugar da sua face, sendo possivelmente uma homenagem ao Integralista. Outro fato curioso é que o desenho possui diferentes ícones do fardamento Integralista, como a esfera armilar e a estrela da milícia Integralista, indicando sua patente nas fileiras. 


Acima interpretação artística de Ubirajara, produzida em 1937 na cidade de Curitiba - PR (Fonte: Arquivo Público do Paraná). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.