terça-feira, 7 de julho de 2015

"Parte 2: Gustavo Barroso condenado á fuzilamento pelo Chefe Nacional da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937)"

A última postagem sobre uma suposta condenação do Secretário de Educação Moral e Cívica Dr. Gustavo Barroso pelo Chefe Nacional da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) Plínio Salgado chamou a atenção de muitos leitores do blog Populista que enviarem e-mails perguntando se existiam mais fontes sobre este momento emblemático da história do Sigma, alguns até mesmo desconhecendo essas acusações realizadas por jornais liberais da década de 1930. 

Hoje trago aos leitores mais uma reportagem sobre as supostas divergências no interior da Acção Integralista Brasileira que culminaram com a denúncia de uma condenação ao fuzilamento pelo jornal Diário da Noite. Nota-se que nesta reportagem, publicada pelo jornal O Globo, uma das principais vogais do movimento do Sigma, Sr. Madeira de Freitas, rebate as criticas com o título da publicação: "Divergências no Integralismo? O Sr. Madeira de Freitas diz que se trata de um 1° de abril atrasado...". Para facilitar a leitura, transcrevo abaixo o texto, mantendo a grafia original;

"Foi hontem noticiado que um processo de crise se estaria operando no meio da legião do sigma, por força das avançadas doutrinarias e das propagandas do escriptor Gustavo Barroso contra os males do capitalismo estrangeiro e dos banqueiros que, no seu entender, nos colonisariam. O senhor Plínio Salgado, o chefe dos nossos Camisas Verdes, teria mandado cerrar a redacção da "Offensiva", o orgão official do integralismo, aos escriptos do Sr. Gustavo Barroso, cuja rebeldia teria crescido tanto a ponto de mencionado chefe haver decretado seu fusilamento para o dia da victoria do extremismo verde.

Quiz, felizmente o acaso que à noticia nos encontrassemos com o Sr. Madeira de Freitas outra figura de relevo do integralismo e lhe indagassemos então do que havia. O Sr. Madeira de Freitas estranhou nossa curiosidade e resumiu: 

- Não tem o menor fundamento o que foi publicado. O Sr. Gustavo Barroso continua a prestar os melhores serviços a causa e é um dos nossos melhores e mais devotados companheiros. A noticia de que me fala foi com certeza publicada por equivoco. Ha de ser uma pilheria preparada para o 1° de abril e que passou de tempo... 

- E o Sr. Gustavo Barroso?

- Creio que elle não esteja no Rio hoje. Mas se o amigo encontrai-o, trata de interrogal-o porque, estou certo, a sua resposta não será muito differente da minha, tão evidente a falta de fundamento do que se disse no noticiario de hontem."


Acima reportagem publicada no jornal O Globo, do dia 14 de abril de 1936, com o título "Divergencias no Integralismo? O Sr. Madeira de Freitas diz que se trata de um 1° de abril atrasado..." (Fonte: Biblioteca Nacional). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.