quinta-feira, 9 de julho de 2015

"São Paulo Vencido? Os camisas-verdes e a Revolução Constitucionalista de 1932"

Hoje se comemora na cidade de São Paulo mais um nove de julho, neste conflito armado ocorrido em 1932, intitulado pela historiográfica como Revolução Constitucionalista de 1932, que ceifou a vida de patrícios de ambos os lados, muitos que lutaram em suas batalhas posteriormente ingressaram na Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), sendo talvez o mais famoso dos veteranos o celebrado jurista Miguel Reale (1910-2006), que nas fileiras do Sigma teve papel de destaque, ocupando o cargo de Secretário Nacional de Doutrina da Acção Integralista Brasileira. 

Alguns camisas-verdes como o Dr. Loureiro Junior, eleito Deputado Estadual pelo Partido de Representação Popular - PRP/SP, exercendo o mandato nas décadas de 1940 e 1950, escreveram trabalhos que relatam um pouco sobre o conflito, sendo a mais famosa obra escrita por Loureiro Junior intitulada "São Paulo Vencido?", uma cronica publicada em 1932 pela editora  Revista dos Tribunais, que faz um relato sobre os valores e desejos de uma mocidade que surpreenderia todo um país ao pegar em armas e enfrentar o governo federal. 
Acima imagem da capa do livro "São Paulo Vencido?" publicado pela Editora Revista dos Tribunais, 1° edição, 1932. 

2 comentários:

  1. O canalha do Getúlio Vargas sempre odiou o povo paulista e sempre demonstrou antipatia por nós. Ele perseguiu imigrantes italianos e alemães no fim da década de 30 e principalmente durante a 2ªGuerra Mundial. É engraçado justo ele que tinha simpatia pelo fascismo e até mesmo pelo Nacional Socialismo. Mas o cretino preferiu se aliar a corja sionista dos aliados. E ele nunca me enganou sabe? Ele era um esquerdista disfarçado. Não é possível que até o PT agora adore esse assassino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado SP1932, obrigado pela mensagem.
      Muitos brasileiros sofreram nas garras de Vargas, através do Tribunal de Segurança Nacional ou das masmorras do Estado Novo, muitos tiveram seus direitos políticos e civis tolhidos, sem que até os dias de hoje ocorra qualquer tipo de reparação.

      Excluir

Obrigado.