terça-feira, 4 de agosto de 2015

"Monumento a República presente durante reunião Integralista em Maceió - AL"

A presença notória de materiais Integralistas em alguns Arquivos Públicos pelo país, fruto da vigilância ou apreensão da polícia política de Getúlio Vargas, já é algo amplamente conhecido, entretanto uma pesquisa mais aprofundada em alguns arquivos podem trazer grandes surpresas, como é o caso do Arquivo Público de Alagoas. Infelizmente o endereço virtual da Autarquia é simples, não disponibilizando uma pesquisa virtual aprofundada, apenas uma lista das pastas presentes no local disponíveis para consulta. 

Para nossa sorte, recentemente um leitor do blog Populista enviou algumas imagens deste imponente acervo, as imagens que compõe os arquivos sobre a Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) trazem em sua maioria registros fotográficos das atividades na região, entretanto, uma em especial me chamou a atenção, trata-se de uma reunião em Maceió - AL. Neste evento é possível encontrar a presença de um curioso monumento em homenagem a República e a Floriano Peixoto (1839-1895), reproduzido, já que o original se encontra no Rio de Janeiro - RJ. 


Acima, registro fotográfico de uma reunião da Acção Integralista Brasileira, realizada no auditório da Sociedade Perseverança, em Maceió - AL (Fonte: Arquivo Público de Alagoas). 

Abaixo imagem do monumento presente no centro do Rio de Janeiro em homenagem a República e a Floriano Peixoto, projetada e confeccionada pelo pintor Eduardo Sá (Fonte: FragsWiki)


Por fim, mais algumas fotografias de camisas-verdes desconhecidos registradas em Alagoas - AL, presente no acervo do arquivo. Nota-se que em ambas as imagens os militantes possuem broches em suas camisas, sendo o primeiro em homenagem a visita do líder Plínio Salgado as Províncias e o segundo da milicia Integralista (Fonte: Arquivo Público de Alagoas). 

 

Para maiores informações sobre o Arquivo Público de Alagoas - AL, acesse o endereço: www.arquivopublico.al.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.