segunda-feira, 5 de outubro de 2015

"Município de Teixeira Soares coração da Acção Integralista Brasileira no interior do Paraná - PR"

Alguns pesquisadores consideram o município de Teixeira Soares, localizada no interior do Paraná - PR, o primeiro de todo o país a ser administrado pela Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937). Em 1935, o camisa-verde João Molinari Sobrinho venceu as eleições municipais, passando a ocupar o cargo máximo do legislativo, além de contar com ampla maioria de vereadores eleitos pelos camisas-verdes na Câmara Municipal.
 
As imagens presentes no Arquivo Público do Paraná são testemunhas dessa avassaladora onda verde no interior do Estado, rivalizando com as oligarquias que dominaram o cenário político durante os anos 1910 e 1920. Ainda hoje é possível encontrar obras realizadas pela administração de João Molinari Sobrinho, entretanto, a Rua Nicola Rosica, criada em 1936 pela administração municipal, hoje já não se encontra na região, devido a mudança de nome realizada pelo Interventor durante o Estado Novo (1937-1945).

 
Acima imagens de Integralistas em Teixeira Soares - PR, nota-se a diferença de idade entre os camisas-verdes (Fonte: Arquivo Público do Paraná - PR).
 
 
Registro fotográfico de Integralistas pontagrossenses ao município de Teixeira Soares, em 30 de junho de 1935 ( Fonte: Arquivo Público do Paraná - PR).

Para maiores informações sobre o Arquivo Público do Paraná, acesse:
http://www.arquivopublico.pr.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.