quinta-feira, 5 de novembro de 2015

"Inovações da propaganda política pelo Partido de Representação Popular"

A emissão de selos e cartões postais é algo comum no nosso cotidiano, a utilização destes canais para divulgação de partidos políticos caiu em desuso, em grande parte devido as mudanças ocorridas ao longo dos anos no Código Eleitoral, que estabeleceu regras rígidas para a veiculação de publicidade e propaganda, entretanto, ao analisarmos o material produzido nas décadas passadas é possível compreender a história da própria política nacional, como por exemplo, do Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965).
 
O Partido de Representação Popular, diferente dos principais partidos do país, não contava com fartos recursos para propaganda, utilizando alternativas para divulgar suas ideias e presença em todo o território nacional. A emissão de cinderelas pela legenda foi uma forma encontrada de divulgar o partido, extrapolando o simples envio de cartas, tornando-se canais de divulgação do partido de baixo custo. 
 
Infelizmente poucas cinderelas e cartões postais sobreviveram a ação do tempo, entretanto, a imagem abaixo demonstra claramente o período inicial de divulgação do Partido de Representação Popular com a frase "Nasceu e viverá para o Brasil". Nota-se ainda a presença da arvore ao centro do mapa, imagem essa utilizada em diversas propagandas do partido, representando o plantio de uma nova proposta de governo.
 
 
Acima cinderela produzida pelo Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965), com a frase "Nasceu e viverá para o Brasil".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.