quinta-feira, 26 de novembro de 2015

"O Integralismo no interior do Estado de São Paulo - A expansão do Sigma em Catanduva"

Recebi recentemente do pesquisador Thiago Baccanelli um interessante trabalho, publicado no jornal O Regional, sobre o Integralismo em Catanduva - SP, que abordam aspectos singulares do avanço da doutrina do Sigma na região. O município localizado no interior de São Paulo provavelmente tenha sido um dos únicos em todo o país que contou com a liderança regional de um jovem, responsável por fundar o Núcleo Rural de Catinguá, em 1935, seu nome e Antônio Mastrocola, personagem regional, que nos anos subsequentes teve grande destaque, se tornando Deputado Estadual.
 
Alguns dados sobre o avanço do Integralismo em Catanduva e a presença de personalidades locais chamam a atenção nos artigos publicados pelo jornal, inclusive algumas imagens demonstram que a memória dos antigos militantes ainda se encontram vivas, sendo uma importante fonte de pesquisa que não deve ser desprezada, ao contrário, para se compreender a história dos anos 1930 e 1940 não apenas de Catanduva mais de todo o país é necessário buscar estas fontes de conhecimento como um registro oral dos acontecimentos.  
 
 
Acima ficha de filiação do Sr. Alberto Pinfildi entrevistado pelo pesquisador Thiago Baccanelli durante as pesquisas sobre o Integralismo em Catanuva - SP (Fonte: Thiago Baccanelli).
 
 
Ficha de filiação do camisa-verde Guido Broglia. Nota-se que o número vinte de municípios na ficha, demonstrando o avanço do Sigma no interior de São Paulo  (Fonte: Thiago Baccanelli).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.