segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

"O carisma e a oratória do líder Integralista Plínio Salgado "

Em diversos livros publicados ao longo dos anos, muitos antigos camisas-verdes descreveram o carisma e a oratória do Chefe Nacional da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) e Presidente do Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965) Plínio Salgado como fator determinante para a expansão e sucesso do Sigma como movimento social e político. Igualmente, outros líderes Integralistas também possuíam o domínio da arte da oratória usando a palavra como uma manifestação das suas propostas encantando multidões.
 
Em diferentes imagens presentes nos Arquivos Públicos pelo país é possível encontrar registros fotográficos das manifestações Integralistas e as multidões presentes que seguiam seus principais líderes. A emoção registrada nos olhos dos camisas-verdes fotografados e dos próprios líderes proferindo seus discursos chamam a atenção por focalizar as palavras naquilo que as pessoas desejam ouvir.
 
Talvez uma das fotos que reproduzem melhor essa emoção seja o registro fotográfico presente no Arquivo Público do Paraná, trata-se de um discurso proferido por Plínio Salgado na cidade, acompanhado do líder Integralista Otho D´Eça e outros camisas-verdes não identificados. A gesticulação do Chefe Integralista, e o semblante dos demais a sua volta, demonstram o significado das propostas, responsáveis por levar a palavra nova dos tempos novos.
 
 
Acima imagem do Chefe Integralista Plínio Salgado durante comício no Paraná - PR (Arquivo Público Paraná).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.