quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

"Opinião de Gustavo Barroso sobre a Revista Ilustrada Anauê"

A revista ilustrada Anauê! para muitos pesquisadores é considerada a publicação mais importante da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937). Por se tratar de um periódico farto em iconografias é possível ao analisar suas páginas observar o cotidiano dos militantes Integralistas e toda a ritualística que envolvia o movimento do Sigma, em especial suas cerimonias, como as Matinas de Abril.
 
 
Acima imagem da revista ilustrada Anauê! n°15, publicada pela Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937).
 
Diversas vogais Integralistas participaram das publicações da revista, editadas entre os anos de 1935 à 1937, com fotografias ou artigos diversos os líderes do Sigma apresentavam suas intepretações da conjuntura social que o país vivenciava. O principal jornal Integralista A Offensiva, em 24 de abril de 1937 aborda a próxima edição, trazendo em suas páginas a opinião de Gustavo Barroso sobre a revista Anauê! n°15, criando grande respectiva ao leitor sobre a publicação, servindo inclusive como propaganda.
 
 
Acima reportagem intitulada "Gustavo Barroso fala sobre "Anauê!" e seu êxito cada vez maio", publicado no jornal A Offensiva, 24 de abril de 1937 (Fonte: Biblioteca Nacional).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.