quarta-feira, 9 de março de 2016

"Núcleo Municipal Integralista do Meier comemora aniversario"

No dia 5 de junho de 1937 o jornal A Offensiva publicou reportagem intitulada "As victorias do Integralismo - o núcleo municipal do Meyer comemora hoje mais um anno de existência - Falará sobre o acontecimento o Doutor Gustavo Barroso". O terceiro ano de existência do núcleo comandado pelo camisa-verde Waldomiro Vasconcellos Ferreira não passou despercebido pela história do Sigma, sendo amplamente comemorado pela Província da Guanabara.
 
A publicação da reportagem chama a atenção para a presença de duas importantes vogais do movimento Integralista, tratam-se do Dr. Raymundo Barbosa Lima, Chefe Provincial da Guanabara, e o Dr. Gustavo Barroso, uma das principais lideranças do Sigma, ambos participando da sessão cívica realizada na sede municipal. Outro fato curioso remete à data, poucos meses depois da referida comemoração a Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) foi posta na ilegalidade, juntamente com os demais partidos políticos no país, devido a instauração do Estado Novo - (1937-1945).
 

Acima imagem da reportagem publicada em 5 de junho de 1937, no jornal A Offensiva, intitulada "As victorias do Integralismo - o núcleo municipal do Meyer comemora hoje mais um anno de existência - Falará sobre o acontecimento o Doutor Gustavo Barroso" (Fonte: Biblioteca Nacional).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.