sexta-feira, 8 de abril de 2016

"Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul devolve mandatos político suspensos de Integralistas"

Conforme amplamente noticiado ocorreu na última quinta feira, 07 de abril de 2016, a solenidade em homenagem aos 82 anos de emancipação político-administrativa do Município de Jaraguá do Sul - SC, organizada pela Câmara de Vereadores, realizada no Pequeno Teatro da Scar, com a presença de autoridades estaduais e regionais, além de alunos do curso de Direito da Católica Santa Catarina.
 
Durante a cerimônia foram homenageados o Prefeito e os Vereados eleitor em 1936, que perderam os direitos políticos através da decretação do Estado Novo (1937-1945). No processo eleitoral foram eleitos o Prefeito Leopoldo Augusto Gerent, e os Vereadores Waldemar Grubba, Ricardo Grunwaldt, Emílio da Silva, Carlos Guenther Júnior, Francisco Mees e Arthur Muller.
 
As homenagens realizadas as figuras ímpares da história da política de Jaraguá do Sul, pertencentes a Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) e a Frente Liberal (1936) emocionaram os presentes e os familiares que receberam a honraria, em especial, gostaria de citar dois acontecimentos durante a solenidade, o primeiro o discurso do Sr. Emilio da Silva Neto, contemporizando com o momento atual da política nacional e o segundo a entrega da homenagem ao Vereador Integralista brutalmente assassinado  Ricardo  Grunwaldt a sua sobrinha Julia Grunwaldt, que em um gesto de emoção levantou orgulhosamente o diploma entregue ao público.
 
Infelizmente por motivos profissionais não foi possível meu comparecimento, gostaria, entretanto, de agradecer as palavras proferidas pelo Historiador Prof. Ademir Pfiffer, reconhecendo os trabalhos realizados em 2014 e 2015, durante a mesa redonda sobre a história do Integralismo em Jaraguá do Sul, que culminou na  organização do evento, através da propositura da homenagem realizada com a elaboração do requerimento apresentado em 2014.
 
Para maiores informações sobre o evento, acesse:
 
 
Acima imagem da reportagem publicada no site Rádio Jaraguá, sobre o evento que devolveu mandatos de políticos da primeira gestão Municipal (Fonte: Rádio Jaraguá).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.