sexta-feira, 6 de maio de 2016

"Levante Integralista: Os personagens esquecidos do 11 de maio de 1938"

Quando falamos em figuras icônicas da história nacional, logo vem à cabeça personagens que se encontram no imaginário coletivo. Quando abordamos o tema Integralismo, os nomes que surgem naturalmente são dos seus principais líderes, são eles: Plínio Salgado, Miguel Reale e Gustavo Barroso, personalidades que possuem elástica trajetória na vida pública brasileira, facilitando os trabalhos bibliográficos.  
 
Os acontecimento ocorridos em 11 de maio de 1938 são um tema ainda pouco explorado pela historiografia pátria, seus protagonistas atualmente são desconhecidos pela a maioria dos pesquisadores que se debruçam sobre o tema. Devido a proximidade da data, irei nas próximas postagens do blog Populista abordar um pouco sobre alguns desses camisas-verdes, iniciando com o então tenente intendente da Marinha Arnoldo Hasselmann Fairbairn.
 
O camisa-verde Arnoldo Hasselmann Fairbairn, com a coragem característica predominante nos heróis anônimos, reunido com um punhado de homens recebeu a importante missão, pelo comando revolucionário, de dominar o Ministério da Marinha, uma das muitas ações realizadas em conjunto com a invasão ao Palácio da Guanabara. Diferente de outras ações revolucionárias que não lograram êxito, o ataque ao Arsenal surtiu resultado, sendo dominado pelos revolucionários, nos confrontos Hasselmann foi gravemente ferido.
 
Um dos fatos curiosos deste ataque foi o camisa-verde ser declarado morto pela mídia. Importante observar a gravidade dos ferimentos que Hasselman sofreu na espinha, sendo entregue inclusive o comando do ataque ao Ministério ao camisa-verde sargento Valdemar Cavalcanti, sendo o levante dominado após o apoio das tropas do exército em auxilio as forças da marinha.
 
 
Acima reportagem sobre o levante Integralista ocorrido em 11 de maio de 1938 publicado no jornal Folha da Manhã, 12 de maio de 1938, página 01, indicando a morte do camisa-verde Arnoldo Haffelman (Fonte: Jornal Folha da Manhã).
 
 
Acima reportagem sobre o levante Integralista ocorrido em 11 de maio de 1938 publicado no jornal Folha da Manhã, 13 de maio de 1938, página 01, indicando o engano sobre a reportagem publicada anteriormente que abordava a morte do camisa-verde Arnoldo Hassemann (Fonte: Folha da Manhã).
 
O camisa-verde Arnoldo Hasselmann Fairbairn foi um dos muitos Integralistas condenados pelo Tribunal de Segurança Nacional - TSN, cumprindo pena dez anos de reclusão na colônia penal de Fernando de Noronha, reiniciando a carreira militar e política após a anistia aos presos políticos, inclusive participando do Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965).
 
Sobre o levante Integralista de 11 de maio de 1938, acesse:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.