terça-feira, 10 de maio de 2016

Parte 3: "Levante Integralista: Os personagens esquecidos do 11 de maio de 1938"

O última homenagem sobre os heróis anônimos do levante Integralista, ocorrido em 11 de maio de 1938, trata-se dos camisas-verdes rendidos durante a ação armada que pretendida depor o então ditador Getúlio Vargas. Diversos livros sobre a história do país abordam de maneira superficial o ocorrido, não levando em consideração o fato mais emblemático durante a aventura revolucionaria, ímpar na história recente do país. 

Muitos pesquisadores tratam com desconfiança o fuzilamento dos revolucionários no interior do Palácio da Guanabara, alguns até mesmo negando o fato. Com o objetivo de trazer um esclarecimento definitivo sobre a questão, gostaria de indicar o depoimento de Amaral Peixoto, presente no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil - CPDOC e o livro de memórias do General Góes Monteiro, ambas as citações confirmam de forma incontestável o brutal assassinato, sendo negar o fato uma desonestidade intelectual.

 
Acima imagem do líder Integralista Plínio Salgado visitando o mausoléu em homenagem aos camisas-verdes, em 11 de maio de 1957 (Fonte: Acervo Sergio Vasconcellos).
 
Abaixo a lista com os camisas-verdes que tombaram na defesa da democracia, presente no livro do Integralista, membro da Câmara dos Quarenta, Olbiano de Melo, A Marcha da Revolução Social no Brasil: Ten. Teófilo Otoni Jaccoud, Dionísio Pereira da Silva, Mário Salgueiro Viana, Valdemiro Petrone, José Rodrigues, Luís Cândido, Manuel Gomes Vidal, Artur Pereira de Holanda e Cabo Juvêncio Henrique Pereira Dias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.