quinta-feira, 30 de junho de 2016

"Plínio Salgado empossa Gustavo Barroso como Secretário de Educação, Moral e Cívica"

Ao longo da sua história a Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) promoveu diversos eventos icônicos que marcaram a história da política nacional nos anos de 1930. Muitos desses eventos são abordados em trabalhos acadêmicos, entretanto a posse de uma das principais vogais do Sigma curiosamente é ignorada, despertando o interesse sobre as circunstancias que se procedeu.
 
No inicio de 1937 diversos jornais liberais da capital abordavam um suposto descontentamento de Plínio Salgado e Gustavo Barroso, suscitando inclusive a possibilidade da saída de Barroso das fileiras Integralistas. Ocorre que em 14 de julho de 1937 o Chefe Nacional da Acção Integralista Brasileira, durante cerimônia na Explanada do Castelo, localizado no Centro do Rio de Janeiro, empossou Gustavo Barroso no cargo de Secretario Nacional de Educação, Moral e Cívica, encerrando as reportagens que circulavam nos jornais sobre sua possível saída.
 
 
Acima, imagem sobre a solenidade na Explanada do Castelo, acompanhada do título: "Legiões verdes desfilaram, hontem, pela cidade", publicada pelo jornal A Noite, em 14 de julho de 1937 (Fonte: Biblioteca Nacional).
 
 
 
Acima, reportagem intitulada "Legiões verdes desfilaram, hontem, pela cidade - o que foi a grade concentração integralista de hontem, na Explanada do Castelo", publicada pelo jornal A Noite, em 14 de julho de 1937 (Fonte: Biblioteca Nacional).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.