domingo, 17 de julho de 2016

"Livro: A Epopeia do Acre e a manipulação da história"

Nos últimos dias recebi um interessante livro de autoria do pesquisador Eduardo de Araújo Carneiro intitulado "A Epopeia do Acre e a manipulação da história", publicado pela  editora EaC, em 2016. A obra delineia aspectos singulares sobre a formação do Estado, que segundo o líder Integralista Plínio Salgado, em seu livro "Nosso Brasil" foi "a única região de nossa Pátria que conquistou o título de brasileira por suas próprias mãos"

Em suas páginas é possível encontrar informações sobre o importante político mineiro José Guiomard dos Santos, porta-voz da autonomia acriana no Congresso Nacional, que pertenceu as fileiras da Ação Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), participando, posteriormente do Partido Social Democrata - PSD, nos anos 1940 e 1950, curiosamente a participação do político tem papel secundário em sua biografia.   

Gostaria de recomendar a todos os pesquisadores sobre a história do Brasil a interessante obra sobre um tema que carece de publicações com qualidade, além do livro supracitado, outras publicações do autor merecem destaque, são elas: "A formação da sociedade econômica do Acre: sangue e lodo no surto da borracha (1876-1914)" e "A fundação do Acre: uma história revisada da anexação"


Acima imagem do livro"A Epopeia do Acre e a manipulação da história", publicado pela  editora EaC, em 2016. (Fonte: Eduardo de Araújo Carneiro).

 

Acima imagem da revista Anauê!, n°2, página 15/16, com imagem do camisa-verde  José Guiomard dos Santos, líder Integralista no Estado do Acre.

Para maiores informações sobre o livro, acesse:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.