terça-feira, 2 de agosto de 2016

Antonio Gondim Sampaio, In memoriam

O blog Populista comunica, com pesar, o falecimento do Sr. Antônio Gondim Sampaio, no dia 31 de julho de 2016, aos 97 anos de idade, na cidade de Barbalha - CE. Nascido em 1919, foi um dos grandes defensores da doutrina do Sigma na região, participando da Ação Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) e do Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965).
 
Durante a campanha presidencial de Plínio Salgado, pelo Partido de Representação Popular, em 1955, Antônio Gondim Sampaio participou ativamente dos comícios realizados no interior do Ceará, registrando sua passagem através do oficio de fotografo amador. Em 2011 o veterano foi entrevistado por esse blog, indicando aspectos curiosos do período, segundo Sampaio: "(...) Meu primeiro encontro com o Chefe, aconteceu em 1949 quando ele veio à Fortaleza - CE em campanha pelo PRP. Uma semana antes de sua chegada, eu já estava lá para colaborar nos preparativos. O Partido Comunista - PC ameaça tumultuar a conferência que ele iria realizar no Teatro José de Alencar. Faixas com os dizeres "ELE NÃO FALARÁ" enchiam a cidade. Por toda parte viam-se pichações com o "FORA PLÍNIO SALGADO".
 
Durante os anos troquei inúmeras cartas com o Sr. Sampaio, através das correspondências foi possível conhecer um pouco mais sobre a história do Integralismo em suas diferentes fases, sendo uma fonte inesgotável de conhecimento. Aos familiares do saudoso camisa-verde externo meus sentimentos de pesar pela perda.
 
Para conhecer a entrevista na integra, acesse:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.