quarta-feira, 3 de agosto de 2016

"Parte 2: Exposição: Memórias Partidárias - Recortes sobre a política brasileira (Acervo AIB/PRP)"

No dia 01 de agosto de 2016, às 10:00 horas, estive na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, no 7° andar, do prédio 16 da biblioteca central, visitando a exposição "Memórias Partidárias: Recortes sobre a política brasileira (AIB/PRP)", com acervo referente a Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) e o Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965).
 
Infelizmente durante a visita não foi possível encontrar o professor do programa de pós-graduação em história e editor da revista Estudos Ibero-Americanos Dr. Leandro Pereira Gonçalves, devido a incompatibilidade de agenda, entretanto, durante a visitação, na pequena exposição presente no Espaço de Documentação e Memória Cultural - DELFOS, realizei inúmeros registros fotográficos que disponibilizo abaixo.
 
Importante ressaltar a importância da presença ímpar de alguns itens deste acervo, composta por diversas doações realizadas durante os anos por veteranos da Acção Integralista Brasileira e do Partido de Representação Popular, tornando todo o conjunto uma importante fonte de pesquisa para os inúmeros estudiosos que se debruçam sobre a temática.
 
 
Imagem registrada durante exposição "Memórias Partidárias - Recortes sobre a política brasileira (Acervo: AIB/PRP)", nota-se a presença da revista Sigma, publicada em 1937, na cidade de Niterói - RJ (Fonte: Acervo AIB/PRP).
 
 
Panfletos de diferentes campanhas dos candidatos do Partido de Representação Popular - PRP (Fonte: Acervo AIB/PRP). 

 
Uniforme Integralista, broches e fivelas originais utilizadas pelos camisas-verdes da Acção Integralista Brasileira - AIB (Fonte: Acervo PUCRS AIB/PRP).
 
 
Bandeiras originais, costuradas a mão, da Acção Integralista Brasileira - AIB, nota-se a diferença de cores das duas bandeiras do Sigma (Fonte: Acervo PUCRS AIB/PRP).
 
 
Objetos utilizados pelo Partido de Representação Popular como propaganda política (Fonte: Acervo PUCRS AIB/PRP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.