quinta-feira, 1 de setembro de 2016

"Apoteótica Homenagem aos Integralista Baianos - Mensagem na Semana Heroica"

As manifestações realizadas pela Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) ao longo da sua história chamaram a atenção de todo o país, dentre outros fatores, pela capacidade em arregimentar um imponente número de integrantes. Esses eventos foram matérias de inúmeros jornais, dentre as quais a manifestações realizada em março de 1937, na capital da República, que reuniu aproximadamente 15 mil camisas-verdes, em torno do principal líder Integralista Plínio Salgado merece destaque.
 
O evento realizado em março de 1937 chama a atenção pela sua característica de protesto contra o Governador Juraci Magalhães e sua política de perseguição aos camisas-verdes localizados na Bahia. Durante o discurso proferido pelo Chefe Integralista Plínio Salgado houve o apelo para que fosse respeitado a lei, garantindo a propaganda do Sigma e a abertura dos núcleos no Estado. Importante ressaltar que essa perseguição não se limitava apenas ao Bahia, diversos outros Estados promoveram intensa perseguição, como no caso de Santa Catarina, por exemplo. 
 
 
Acima imagem da reportagem "Mensagem na Semana Heroica", com a manchete "Apoteótica homenagem aos Integralistas Baianos! Na Capital da República, 15 mil Integralista Em Monstruoso Desfile Pela Avenida Rio Branco Aplaudem Os Heróis da Pátria", publicado em 21 de março de 1937, no jornal A Razão (Fonte: Biblioteca Nacional).
 
 
Acima segunda parte da reportagem "Mensagem na Semana Heroica", publicado em 21 de março de 1937, no jornal A Razão (Fonte: Biblioteca Nacional).
 
 
Acima terceira parte da reportagem "Mensagem na Semana Heroica", publicado em 21 de março de 1937, no jornal A Razão (Fonte: Biblioteca Nacional).
 
 
Última parte da reportagem "Mensagem na Semana Heroica", publicado em 21 de março de 1937, no jornal A Razão (Fonte: Biblioteca Nacional).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.