segunda-feira, 19 de setembro de 2016

"Materiais de divulgação da Acção Integralista Brasileira"

A panfletagem foi uma das diferentes formas encontradas pela Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) para divulgar atividades relacionadas com os seus núcleos pelo país. O material por ser barato é de fácil distribuição representou uma real possiblidade de comunicação entre o movimento é o público em geral, sendo utilizada diversos tipos e cores de papel.
 
O tamanho dos panfletos produzidos pelo movimento do Sigma é variado, entretanto as informações indicadas no papel priorizavam em grade parte o local, horário, data e nome da personalidade presente no evento. Infelizmente, poucos panfletos sobreviveram a ação do tempo, em grande parte devido a baixa qualidade do papel, entretanto ainda é possível encontrar alguns nos arquivos públicos pelo país.
 
 
Acima imagem do panfleto de divulgação do Departamento Universitário da Província da Guanabara sobre o evento que contou com a presença de Gustavo Barroso (Fonte: Biblioteca Nacional).
 
 
Imagem do convite produzido pela Secretaria de Propaganda sobre a presença de Gustavo Barroso e Miguel Reale no Município de Ponte Nova - MG (Fonte: Biblioteca Nacional).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.