quinta-feira, 27 de outubro de 2016

"A Campanha de Brasilidade do Integralismo contra o Fascismo e Nazismo"

Na década de 1930 partidos com orientação fascista e nazista circulavam publicamente pelo país divulgando suas doutrinas alienígenas principalmente entre as comunidades de imigrantes italianos e alemães, através de jornais, revistas e comícios.  A seção do Partido Nazista no Brasil alcançou números expressivos sendo inclusive a maior célula do partido no exterior.  

A campanha de brasilidade promovida pela Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) representou uma importante barreira de expansão para esses movimentos políticos, intensificada em locais com elevada presença de imigrantes, como, por exemplo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Espírito Santo.  

Durante o discurso do líder Integralista Plínio Salgado, pronunciado no Teatro Municipal, localizado no Rio de Janeiro, durante a II Convenção Nacional do Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965), aspectos desta campanha foram abordados demonstrando sua importância para afirmação do país como nação, respondendo, inclusive, alguns críticos  sobre uma suposta simpatia por elementos estrangeiros. 


Acima parte do discurso realizado por Plínio Salgado durante a II Convenção Nacional do Partido de Representação Popular, publicado como opúsculo.  

Um comentário:

  1. "PLÍNIO SALGADO E O INTEGRALISMO SEMPRE FORAM CONDENADOS. MERECERAM, MERECEM E NUNCA SERÁ DEMAIS PROSSEGUIR NA SUA CONDENAÇÃO. COM UMA DIFERENÇA, QUE ACENTUA E VIGORA À SANÇÃO: HÁ QUE SENTENCIÁ-LOS POR AQUILO QUE SÃO, NÃO POR AQUILO QUE SEUS
    VÁLIDOS INIMIGOS ENTENDERAM, OU PUDERAM ENTENDER, QUE FOSSEM. E ISTO, ACIMA DE TUDO, PARA O NOSSO PRÓPRIO BEM" (J. Chasin O
    INTEGRALISMO DE PLÍNIO SALGADO Forma de regressividade no capitalismo híper-tardio. Prefácio de Antonio Candido
    LIVRARIA EDITORA CIÊNCIAS HUMANAS LTDA São Paulo 1978).

    ResponderExcluir

Obrigado.