sexta-feira, 25 de novembro de 2016

"1° Congresso do Integralismo no Rio Grande do Sul - RS"

A Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) realizou durante sua existência inúmeros eventos que reuniram milhares camisas-verdes. A realização de congressos foi uma das formas encontradas pela entidade para mostrar presença e uniformidade, servindo como espaço de interação para militantes de todo o país. O 1° Congresso do Integralismo no Rio Grande do Sul, realizado entre os dias 20, 21 e 22 de outubro de 1935, na sede provincial, localizada à Rua 7 de Setembro, n° 1092, Porto Alegre - RS, reuniu diversas personalidades como o Secretario Nacional de Educação, Moral e Cívica, Gustavo Barroso. 

A notícia publicada no jornal  demonstra o caráter democrático do movimento, segundo a matéria: "A direcção do Congresso Integralista pede-nos avisar aos Integralistas que somente poderão usar da palavra, no decorrer dos trabalhos, oradores previamente inscriptos, achando-se aberta a iscripção na séde provincial. Nenhum orador poderá alongar-se mais do que durante um quarto de hora, em conformidade com o regulamento do congresso." 

Uma das inúmeras formas de se estudar o movimento Integralista é compreender os eventos realizados pela entidade, através da organização dos congressos Integralistas é possível encontrar inúmeras personalidades que participaram, após o encerramento da Acção Integralista Brasileira, da vida social e política brasileira, inclusive, em alguns casos pontuais, algumas dessas personalidades irão negar em suas biografias a participação no movimento do Sigma, servindo as reportagens como testemunhas reais de uma história esquecida. 


Acima primeira parte da reportagem com o título "Primeiro Congresso Provincial do Integralismo", publicada em 20 de outubro de 1935, infelizmente não foi possível encontrar o nome do jornal (Fonte: Biblioteca Nacional). 


Segunda parte da reportagem com o título "Primeiro Congresso Provincial do Integralismo", publicada em 20 de outubro de 1935, infelizmente não foi possível encontrar o nome do jornal (Fonte: Biblioteca Nacional).  


Acima pim esmaltado nas cores vermelha, branca, azul, preto e dourado, distribuído pela Acção Integralista Brasileira durante o 1° Congresso Provincial do Rio Grande do Sul - RS. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.