quinta-feira, 17 de novembro de 2016

"Polêmicas sobre o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM"

As questões de história dos Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM e dos vestibulares públicos pelo país são fontes de polêmicas, em 2016 a controvérsia gira em torno da questão sobre a política migratória do Estado Novo (1937-1945) para judeus, ocorrendo divergência entre os historiadores sobre a alternativa correta. 

As questões quando abordam a história da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) também geram polêmica, como no caso do vestibular para a Universidade Estadual de Minas Gerais, em 2014, segundo a Questão 20: " O movimento Integralista no Brasil surge com ideias fascistas, alimentado de um forte sentimento nacionalista. Em 1932, havia uma proposta integralista de defender uma sociedade organizada hierarquicamente, com rigidez e disciplina, Tal movimento sofreu oposição radical da Aliança Nacional Libertadora (ANL), que unia diversos militantes de esquerda, principalmente os comunistas".

Sobre a questão de 2014 acredito que o examinador se equivocou na questão temporal, já que a Aliança Nacional Liberadora surge no cenário nacional apenas em 1934, não sendo oposição nos anos anteriores, inclusive em termos comparativos no cenário nacional o movimento do Sigma contava com um número infinitamente superior aos da ANL, portanto não sendo uma ameaça à sua existência. Igualmente, ao dizer que o Integralismo surgiu com "ideias fascistas" vai em confronto com diversos trabalhos acadêmicos que demonstram o movimento criado pelo escritor, poeta e político Plínio Salgado originariamente brasileiro.   


Acima imagem da questão n°20 do vestibular da Universidade Estadual de Minas Gerais, realizada em 2014, resposta correta letra B (Fonte: UEMG). 

Sobre a polêmica no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, acesse:  
http://g1.globo.com/educacao/enem/2016/noticia/questao-de-historia-no-enem-2016-provoca-polemica-entre-especialistas.ghtml 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.