segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

"O Sigma nas Provinciais da Amazônia"

O avanço da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) na Amazônia de 1930 carece de estudos, em grande parte os pesquisadores sobre a temática abordam o Sigma em regiões desenvolvidas do nosso país, como Rio de Janeiro e em São Paulo, ignorando a importância do Integralismo como fator fundamental de afirmação e defesa da nacionalidade. Fontes sobre o temas são raras, o que dificulta ainda mais as pesquisas. 

Recentemente durante pesquisa no acervo da Biblioteca Nacional, localizada no Rio de Janeiro - RJ, encontrei um exemplar raro do jornal A Razão, de 23 de fevereiro de 1937,  dirigido pelo camisa-verde Jehovah Motta, que aborda o avanço do Sigma no Estado do Amazonas, através da entrevista com o ilustre camisa-verde Sr. Craveiro Frota, segundo a reportagem:  

"O movimento na Província da Amazônia começou por nos dizer o Snr. Craveiro Frota, atravessou quatro fases bem distintas, que se caracterizaram por um desenvolvimento sem precedente. Nos primeiro mezes de pregação da idea do Sigma, os seus primeiros pioneiros foram os Drs. Adriano Jorge, Leopoldo Peris, Cel. Castelo Branco, Genezio Braga e Moacir Dantas, os dois últimos, hoje, deputados estaduais. O trabalho destes ilustres brasileiros, se bem que pouco produtivo para o crescimento do Sigma, serviu, contudo, como trabalho de desbravação inicial. 

A idea foi de qualquer forma ventilada e debatida, e cujos frutos, já seriam melhor aproveitados, posteriormente, quando o movimento atingiu a sua segunda fase pelo dinamismo do Sr. Paulo Eleuterio, Cap. Altevir Soares, Cap. Giomar dos Santos e Atila de Sá Peixoto. Foram então, fundados os primeiros núcleos no vasto amazonense, tais como, Itaquatiára e João Pessoa. 

Na sua terceira fase o movimento foi chefiado pelo Cel. Anastacio Cavalcante, Ten. França, Altevir e Atila, tendo atingido um grau bem intenso de vitalidade e galvanização. Varias bandeiras percorreram os municípios do alto e do baixo Amazonas, sendo fundados novos núcleos.

Por ultimo, a Chefia Nacional do Integralismo, entregou a direção da Província ao nosso valoroso companheiro Atila de Sá Peixoto, sendo definitivamente organizadas todas as Secretarias Provinciais, como o funcionamento regular, ativo e eficiente de todos os seus departamentos de divisões. Atingimos, então, a quarta fase".   
 



Acima primeira parte da reportagem "O Sigma nas provinciais da Amazônia", publicada no jornal A Razão, de 23 de fevereiro de 1937, página 07 (Fonte: Biblioteca Nacional).


Acima segunda parte da reportagem "O Sigma nas provinciais da Amazônia", publicada no jornal A Razão, de 23 de fevereiro de 1937, página 07, nota-se a imagem do camisa-verde Craveiro Frota, líder local (Fonte: Biblioteca Nacional).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.