sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

"Província da Bahia nas páginas do jornal Integralista A Offensiva"

A Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) encontrou, durante a sua existência, terreno fértil para suas propostas em diversos Estados do país, entretanto, em alguns lugares a penetração do Sigma ecoou ao longo dos anos, após o seu fechamento pelo Estado Novo (1937-1945). A Bahia, é um exemplo desse fenômeno, refletido nas décadas de 1950 e 1960, através do desempenho nas urnas do Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965). 

Os interessados em pesquisar a presença do Integralismo na Bahia, em especial no interior do Estado, poderão encontrar farto material no jornal A Offensiva, na coluna intitulada "Integralismo nas Provinciais". Em diversas oportunidades as reportagens trazem nomes de camisas-verdes e fotos, sendo uma importante fonte para pesquisa que não deve ser ignorada, como nas imagens abaixo sobre o Núcleo Municipal de Valença e o Departamento Provincial Feminino da Bahia, publicadas na edição n°248, ano III, 2 de agosto de 1936. 


Acima imagem da Província da Bahia - Nucleo Municipal de Valença, publicado no jornal A Offensiva, edição n°248, ano III, página 14, em 2 de agosto de 1936, com a legenda "Photographia tirada depois de uma viagem de 24 leguas (ida e volta) da caravaa que foi installar o Nucleo Districtal de Serra Grande, em 15 de dezembro de 1935. Ahi estão quatro bravos camisas-verdes de Valença, Arnaldo Sarmento, Antonio Baptista de Souza, José Amorim (de Palha - Itabuna) e o Chefe Municipal Fernando Moura que viajaram 144 kilometros para a propaganda da idéa do Sigma" (Fonte: Biblioteca Nacional). 


Acima imagem da Província da Bahia - Departamento Provincial Feminino, publicado no jornal A Offensiva, edição n°248, ano III, página 13, em 2 de agosto de 1936, com a legenda "Grupo de companheiras do Dep. Prov. Feminino da Bahia numa photographia tirada em frente à faculdade de Medicina, em novembro de 1935" (Fonte: Biblioteca Nacional).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.