terça-feira, 10 de janeiro de 2017

"Livro de Abdias do Nascimento é destaque no jornal O Globo"

No último sábado (7), o jornal O Globo publicou matéria de destaque sobre a nova edição do aclamado livro "O Genocídio do negro brasileiro". O ensaio, sobre a luta do negro em nosso país, não foi apresentado na época, devido a intervenção do governo brasileiro, que impediu o autor Abdias do Nascimento demonstrar seu trabalho crítico sobre uma suposta "tranquilidade e harmonia racial" defendida pelas autoridades brasileiras. 

O aclamado trabalho publicado originalmente em mimeógrafo pela Universidade de Ife, na Nigéria, denunciando o racismo no Brasil na década de 1970 já era denunciado nos anos 1930 pela Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), que contou nas suas fileiras com o próprio autor do livro Abdias do Nascimento, dentre outras personalidades negras, como, por exemplo, João Cândido, Guerreiro Ramos e Sebastião Rodrigues Alves, infelizmente fato esse não abordado no texto.


Acima imagem da nova edição do livro "O Genocídio do Negro Brasileiro", publicado pela editora Perspectiva, ano 2017 (Fonte: jornal O Globo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.