segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

"Oswaldo Tagliavini e a história do Integralismo no interior de São Paulo"



Registro fotográfico do casamento de Oswaldo e Deolinda. Ao lado da noiva estão Maria e Brasiliano Silveira Leite. Ao lado do noivo Plínio Salgado e sua esposa Carmela Patti Salgado (Fonte: Livro Oswaldo um Católico Integralista).

Gostaria de aproveitar a oportunidade do feriado de carnaval para indicar a leitura de dois livros sobre a história de um personagem ímpar do Integralismo brasileiro, trata-se do veterano Integralista Oswaldo Tagliavini. Natural de Matão - SP, nasceu em 24 de outubro de 1918, ingressando na Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) aos 15 anos, exercendo os cargos de Secretário Municipal de Finanças, Secretário Municipal de Propaganda e Chefe do Departamento Infanto-Juvenil, presenciando momentos importantes da história do Integralismo

Sobre sua biografia emblemática foram produzidos dois importantes livros intitulados "Oswaldo um Católico Integralista", autores João Virgílio Tagliavini e Jeferson Rodrigo Tagliavini Savignado, e "O Integralismo na cidade de Matão", de autoria do Prof. Marcus Ferreira. Atualmente é possível encontrar ambas as obras na Internet, em especial no endereço eletrônico estante virtual. Sobre sua trajetória publiquei artigos de sua autoria sobre a história do integralismo, servindo de fonte o artigos e os livros supracitados para compreender o movimento do Sigma. 


Imagem da capa do livro "Oswaldo um Católico Integralista", autores João Virgílio Tagliavini e Jeferson Rodrigo Tagliavini Savignado, ano 2005.


Acima imagem da capa do livro "O Integralismo na cidade de Matão", autor Marcus Ferreira, ano 2006.

Sobre o artigo de Oswaldo Tagliavini abordando o "Golpe contra o Estado Novo no Município de Dobrada - SP", acesse:

www.historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/04/integralistas-conspiradores-tentam.html
www.historia-do-prp.blogspot.com.br/2013/04/ii-parte-integralistas-conspiradores.html

4 comentários:

  1. Uma HONRA escrever sobre, como disse no livro, "o mais prolixo dos integralistas (depois de Plínio Salgado). Vamos imortalizar Oswaldo na História do Brasil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Prof. Marcus, obrigado pela mensagem.
      Fundamental o resgate da memória Integralista, parabéns pela publicação do livro.

      Excluir
  2. É meu tio avô
    Meu avô foi preso e torturado antes do Estado Novo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado, inicialmente obrigado pela mensagem.
      Muito importante divulgar a história de perseguidos políticos do período, seria muito importante entrevistar o senhor.

      Excluir

Obrigado.