terça-feira, 18 de abril de 2017

"Homenagem Integralista no interior do Ceará"

A Escola da rede municipal Francisco Saboia Barbosa, localizada na Rua Duque de Caxias, n° 1990, centro, Aracati - CE, atualmente com aproximadamente 312 alunos, é uma das inúmeras escolas pelo país que homenageiam antigos militantes da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937), infelizmente esta homenagem é desconhecida pelos próprios alunos e professores. 

O jornal A Razão n°248, do dia 21 de março de 1937, aborda um pouco sobre o homenageado. Segundo a publicação: "FRANCISCO SABOIA BARBOSA. Transcorreu hoje o aniversario natalicio do nosso distinto e prezado companheiro, Francisco Saboia Barbosa, industrial progressita, chefe Municiapl do Integralismo em Aracati, Inspetor Regional e membro do Concelho Estadual da AIB. O Cavalheiro altamente relacionado nos nossos circulos sociais é o aniversariante de hoje, figura de grande projeção no alto comercio desta praça, bem como nas hostes do Sigma, do qual é um forte e sincero batalhador. A "A Razão" que tem no industrial aracatiense um bom amigo, sente-se bem em expressar-lhe nestas linhas, os seus parabens muito efusivos. "

O objetivo deste blog é justamente trazer informações desconhecidas sobre o movimento Integralista e de antigos membros, que em muitos casos os seus biógrafos se esforçam em ocultar a participação no Integralismo, realizando um desserviço à memória política nacional, sendo fundamental trazer informações e dados ocultados anteriormente. 

Acima imagem do O jornal A Razão n°248, do dia 21 de março de 1937, sobre o camisa-verde Francisco Saboia Barbosa (Fonte: Biblioteca Nacional).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.