quarta-feira, 26 de abril de 2017

"Juracy Magalhães e o Integralismo na Bahia"

O Interventor do Estado da Bahia Juracy Magalhães (1901-2001), nos anos 1930, perpetuou uma intensa campanha de perseguição aos camisas-verdes da região, promovendo inúmeras prisões arbitrárias contra os Integralistas, com denúncias de violência, em especial, aos estudantes Integralistas da Faculdade de Medicina da Bahia, importante polo difusor do Sigma no Estado.

Diversos jornais do período relatam as perseguições contra os Integralistas realizas pelo interventor, que culminaram em um processo no Tribunal de Segurança Nacional - TSN, sendo julgado a prisão de vinte e dois camisas-verdes pelo governo, com sentença favorável pela soltura. Importante observar que  Juracy Magalhães não apenas perseguido os Integralistas do Estado, mais também proibiu a realização de comícios e a utilização do uniforme da Acção Integralista Brasileira no Estado.


Acima imagem do jornal A Razão, número 249, publicado em 23 de março de 1937 com a matéria intitulada "Vibrante Homenagens Prestadas Pelos Integralistas de Fortaleza aos Camisas-Verdes da Baía" (Fonte: Biblioteca Nacional). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.