quarta-feira, 27 de setembro de 2017

"Líder da levante Integralista é preso no Rio de Janeiro"

A revolução no 11 de maio de 1938 entrou para história como Intentona Integralista, entretanto muitos historiadores concordam que o movimento que culminou com o levante revolucionário aglutinou inúmeros grupos políticos antivarguistas, com lideranças diversas, dentre elas, a do militar Severo Fournier, objetivando a deposição do Estado Novo (1937-1945). 

Após a malograda aventura as capas dos diversos jornais irão divulgar a imagem de Severo Fournier como principal líder da revolta, sendo considerado foragido pela justiça com um prêmio pela sua captura aos eventuais delatores. Através de uma ousada fuga pela capital Fournier consegue  chegar até a embaixada da Itália, se tornando um "problema" diplomático apenas solucionado com uma contrapartida do governo brasileiro em liberar valores confiscados do governo italiano em troca da prisão do revolucionário, que faleceu em 1946 devido a tuberculose agravada aos maus tratos sofridos durante o encarceramento.

Sobre o tema sugiro aos interessados a leitura de trêss livro, "A Revolução dos Covardes", publicado em 1947 pela editora Cruzeiro, "1938-Terrorismo em Campo Verde", publicado em 1971 pela editora Civilização Brasileira e "Falta alguém em Nuremberg", publicado em 1947 pela editora Edições do Povo,  estas obras podem ser encontradas com facilidade em sebos pelo país. 


Acima imagem parcial do jornal Correio Paulista, publicado em 08 de julho de 1938, com a notícia "O ex-tenente Severo Fournier foi entregue, finalmente, as autoridades brasileiras" (Fonte: Biblioteca Nacional).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.