quinta-feira, 21 de setembro de 2017

"Perseguição aos Integralista Baianos"

Os camisas-verdes em diferentes regiões do país sofreram intensa perseguição através da força policial, em alguns Estados o combate a Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) se transformou em verdadeiras atrocidades, patrocinadas pelas autoridades públicas, como no caso do Estado da Bahia, amplamente publicado no jornal A Offensiva

Na edição n° 260, circulada no dia 16 de agosto de 1936, o periódico aborda com destaque o tema através da manchete "Perseguições aos Integralista Bahianos - Os integralistas de São Felippe narram-nos em carta as perseguições que vêm soffrendo desde dezembro de 1935 por parte das autoridades locaes, a mando do governo do Estado. As atrocidades patricadas pela policia cerceada inteiramente a liberdade eleitoral". 

A Acção Integralista Brasileira durante sua existência rompeu com o domínio de oligarquias locais, sua presença na política nacional representou uma oposição natural, em regiões como no interior da Bahia, dominada por famílias tradicionais, sendo uma resposta ao fracassado modo de conduzir o país. Em resposta ao vertiginoso crescimento do Sigma, seus opositores utilizaram da violência para frear seu crescimento, como, por exemplo, o cerceamento a liberdade eleitoral abordado no jornal.

Acima imagem parcial  da edição n° 260 do jornal A Offensiva, publicada no dia 16 de agosto de 1936 (Fonte: Biblioteca Nacional).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.