segunda-feira, 27 de novembro de 2017

"Os eleitores e a Acção Integralista Brasileira"

Em 2018 o país irá novamente as urnas, em certos aspectos o caldeirão político atual se resume pela inexistência de um personagem unânime entre os eleitores, surgindo inúmeros candidatos, abrindo espaço para aventureiros e políticos profissionais que se utilizam da insatisfação popular para angariar votos de eleitores ingênuos. 

Na década de 1930 a Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) já realizava um alerta contra os políticos profissionais e aventureiros, além da venda de votos, uma prática comum da época. Segundo o panfleto do período: "Approxima-se a hora em que você entrará n'uma prisão para dar um voto livre. E você conhece os programmas dos partidos em lucta? Se não conhece, como e porque, optar por este ou aquelle? Como escolher o que não conhece?"

Curiosamente o referido panfleto reproduz ataques contra o comunismo e socialismo, entretanto o maior adversário eleitoral do Sigma no país era representado pelos partidos liberais, que utilizavam do expediente da compra de votos e da violência como principais armas para manter o controle político em certas regiões do país, sendo o Integralismo um perigo para oligarquias locais. 


Acima imagem do panfleto "Eleitor!", publicado pela Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) na década de 1930 (Fonte: APERJ). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.