segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

"O Integralismo avança em Alagoas"

Em 1933, no Edifício Perseverança e Auxílio, localizado na Rua João Pessoa, em Maceió - AL, foi inauguro o primeiro Núcleo da Acção Integralista Brasileira - AIB (1932-1937) do Estado, sendo ao longo dos anos principal local de encontro dos camisas-verdes na região, estando a frente do núcleo Afrânio Salgado Lages. 

A expansão do Sigma na região contou com a penetração de diferentes classes, inclusive no setor operário, través da liderança do camisa-verde Euclides de Andrade. As escolas de alfabetização foram outro fator dominante do Integralismo em Alagoas, é possível encontrar nos jornais do período uma vasta presença de reportagens sobre a inauguração de escolas de alfabetização. 

Infelizmente existem poucos estudos sobre o Integralismo no Estado de Alagoas, difundido em mais de vinte municípios ao longo dos anos, promovendo ações cívicas, festividades e trabalhos sociais, por exemplo, como o São João dos Pobres, evento organizado pela Província, em alternativa ao Natal dos Pobres, realizado em todo o país pelos Integralistas.

Acima imagem da reportagem "Uma Escola Integralista em Alagoas", publicada no jornal A Offensiva, n° 222, 03/07/1936, p.01 (Fonte: Biblioteca Nacional).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado.